Aspectos que interferem no acesso à informação e interação dos usuários cegos com o OPAC em bibliotecas universitárias

Autores

  • Fabiana Aparecida lazzarin Universidade Federal da Paraíba
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Acessibilidade Digital, Biblioteca Universitária, Usuário cego, OPAC. Informação - acesso e uso.

Resumo

Apresentamos um estudo focado nos aspectos relacionados à acessibilidade à informação contida nos catálogos on-line, também conhecidos como OPAC (Online Public Access Catalogue), envolvendo tanto o ambiente digital como o ambiente físico. Analisamos através da ferramenta automática de acessibilidade Access Monitor e de revisão direta por parte dos autores o OPAC do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal da Paraíba e, destacamos a importância das bibliotecas universitárias adotarem medidas que contribuam para a acessibilidade dos diversos públicos, inclusive de pessoas com deficiência visual. A partir do estudo de caso, elaboramos recomendações como forma de melhorias para a interação dos usuários cegos com o OPAC de bibliotecas universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida lazzarin, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bolsista Capes

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

lazzarin, F. A., & Sousa, M. R. F. de. (2015). Aspectos que interferem no acesso à informação e interação dos usuários cegos com o OPAC em bibliotecas universitárias. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(1), 75–91. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22972

Edição

Seção

Artigos