O Campo da Ciência da Informação: contribuições, desafios e perspectivas

Autores

  • Januário Albino Nhacuongue Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília
  • Edberto Ferneda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Tecnologia. Campo científico. Mineração de dados. Conhecimento.

Resumo

A Ciência da Informação é um campo que ainda denota traços atinentes à sua estruturação e solidificação, por isso, ainda sofre influências externas devido ao respectivo fraco grau de autonomia. A sua gênese é atribuída à explosão informacional que caracterizou o período pós - segunda Guerra Mundial e às conferências subsequentes que visavam analisar a implementação de máquinas na transferência da informação. O seu maior contributo social é centrado na recuperação da informação mediada pela tecnologia que garante a despersonalização do conhecimento para indivíduos, grupos e sociedade, através da informação como conhecimento em ação. A área desenvolveu-se sobre um enfoque tecnológico de caráter interdisciplinar que atualmente cria as suas limitações. A informação registrada que constitui o seu objeto pela possibilidade de manipulação, também se torna uma limitação, daí a necessidade de adoção da técnica de mineração de dados para a descoberta do conhecimento em grandes volumes de dados e ampliação do universo da recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Januário Albino Nhacuongue, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília

Doutorando em Ciência da Informação na UNESP, Campus de Marília. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011). Licenciado em Ciências Policiais pela Academia de Ciências Policiais de Moçambique - ACIPOL (2005). Atualmente é Oficial da Informação na Sala de Operações do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique e pesquisador nas áreas de segurança pública, gestão da informação, direito e tecnologias de informação e comunicação.

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília

Graduação em Processamento de Dados pela antiga Fundação Educacional de Bauru (1985). Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1997) . Doutor em Ciências da Comunicação (Ciência da Informação) pela Universidade de São Paulo (2003). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho"; (UNESP) Campus de Marília. Atua na Ciência da Informação, principalmente na área de Recuperação de Informação.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Nhacuongue, J. A., & Ferneda, E. (2015). O Campo da Ciência da Informação: contribuições, desafios e perspectivas. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 3–18. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22991

Edição

Seção

Artigos