Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais

Autores

  • Moreno Barros UFRJ

Palavras-chave:

almetrics, webometria, bibliometria, fator de impacto, redes sociais

Resumo

Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moreno Barros, UFRJ

Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT Doutorando em História das Ciências pela UFRJ

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Barros, M. (2015). Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 19–37. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22992

Edição

Seção

Artigos