Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária
Palavras-chave:
Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Resumo
A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-30
Como Citar
Costa, M. E. de O., Santos, M. S., & Barbosa, A. L. da R. (2015). Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 38–57. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993
Edição
Seção
Artigos