Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária

Autores

  • Maria Elizabeth de Oliveira Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marizete Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anderson Luiz da Rocha Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação a distância (EaD). Bibliotecas Universitárias. Polos de Apoio Presencial. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Resumo

A pesquisa trata do tema Educação a Distância (EAD), Bibliotecas polo e os Recursos Informacionais disponibilizados aos alunos da EAD. Faz uma abordagem sobre EAD, o desenvolvimento dessa modalidade de ensino; sua contribuição social para que chegue aos lugares mais remotos do país. O espaço da pesquisa é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o foco são as bibliotecas dos polos de apoio presencial da EAD, onde a instituição oferece os cursos de graduação a distância. O objetivo da pesquisa é verificar se as bibliotecas dos polos atendem seus usuários no provimento e acesso às informações científicas necessárias as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa é de natureza exploratória e de abordagem quali-quantitativa. Este estudo é também caracterizado como pesquisa-ação e seus resultados vêm sendo apresentados à instituição. A pesquisa busca conhecer a visão dos usuários desta modalidade à distância e através do “estudo de usuários” saber a opinião destes. Assim, pode-se ter a clareza das necessidades informacionais desses usuários. A investigação contou com um questionário online via software Qualtrics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth de Oliveira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância Bibliotecária-Documentalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Marizete Silva Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciência da Computação Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Anderson Luiz da Rocha Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof. Dr. Anderson Luiz da Rocha Barbosa Departamento de Física/UFRPE

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Costa, M. E. de O., Santos, M. S., & Barbosa, A. L. da R. (2015). Educação a distância e as bibliotecas universitárias: uma interação necessária. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 38–57. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22993

Edição

Seção

Artigos