Gestão da biblioteca universitária: análise com base nos indicadores de avaliação do MEC

Autores

  • Luiz Cláudio Maia Doutor em Ciência da Informação e professor do mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.
  • Maria De Souza Lima Santos Mestre em Administração Profissional pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e bibliotecária da UFG.

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Administração, Avaliação

Resumo

Este estudo visa analisar a gestão da biblioteca universitária considerando os instrumentos de avaliação das condições de oferta de cursos de graduação utilizados pelo Ministério da Educação (MEC). A investigação foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas de forma descritiva, através de um estudo de caso a partir do qual se buscou interpretar as informações, tendo como base o referencial teórico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, com os gestores das bibliotecas e com os bibliotecários gerentes de atendimento. Procurou-se compreender se os indicadores de avaliação do MEC são utilizados como mecanismos de gestão que visam o melhor desempenho da biblioteca e, consequentemente, atuam como facilitadores das condições de ensino em suas práticas de aquisição de recursos informacionais. Os resultados apontam que há uma homogeneidade acerca do processo de avaliação e que a biblioteca precisa definir, junto ao corpo docente, e a administração da Instituição, uma Política de Formação de Acervo que deverá orientar o processo de aquisição de materiais bibliográficos nos diversos formatos, tanto para cursos existentes quanto para novos. Contribuindo, dessa forma, para um melhor atendimento às novas diretrizes estabelecidas pelo MEC e, consequentemente, resultando em melhorias para a biblioteca universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Maia, L. C., & Santos, M. D. S. L. (2015). Gestão da biblioteca universitária: análise com base nos indicadores de avaliação do MEC. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 100–119. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22996

Edição

Seção

Artigos