Inteligência competitiva e cooperação na percepção dos atores do arranjo produtivo local de software da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Patrícia Nascimento Silva Universidade FUMEC PUC Minas
  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Arranjo Produtivo Local (APL), Cooperação, Indústria de software.

Resumo

A Inteligência Competitiva, em Arranjo Produtivo Local (APL), contribui para que empresas de pequeno porte possam gerar competências e manter um posicionamento competitivo no mercado global. O artigo tem o objetivo de identificar e analisar o compartilhamento de informações estratégicas e de inteligência competitiva pelos atores do APL de Software de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A partir das dimensões do micro e do macroambiente organizacional, e das ações realizadas pelos atores, foi avaliada a percepção dos mesmos quanto ao compartilhamento de informações estratégicas e de inteligência. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com os atores estratégicos do APL a partir de roteiro de entrevista semiestruturado pertencente a projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG. Foram envolvidos diferentes gestores e representantes de cada ator do APL. O roteiro é composto de quatro categorias de análise, subdivididas em subcategorias que orientam a coleta de dados. Foram entrevistados dez atores que representam o setor na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Os resultados obtidos apontam que a interação entre os atores não envolve ações direcionadas ao compartilhamento de informações estratégicas e de inteligência competitiva. Como consequência, propõe-se a implantação de uma governança no APL, o monitoramento dos ambientes e um maior compartilhamento de informações estratégicas entre os atores dentre outras propostas de avançar no tema estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Nascimento Silva, Universidade FUMEC PUC Minas

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento Universidade FUMEC, Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais.

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Professora e pesquisadora dos Programas Stricto Sensu de Administração e Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva, P. N., & De Muylder, C. F. (2015). Inteligência competitiva e cooperação na percepção dos atores do arranjo produtivo local de software da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 134–157. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22998

Edição

Seção

Artigos