Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente

Autores

  • Cíntia Aparecida Chagas Arreguy
  • Leandro Ribeiro Negreiros Escola de Ciência da Informação
  • Welder Antônio Silva

Palavras-chave:

Reestruturação curricular, Arquivologia, Metodologia, Perfil docente, Mercado laboral, Configurações acadêmico-institucionais.

Resumo

Discute a influência das configurações acadêmico-institucionais, do mercado laboral, do contexto regional e do perfil docente das instituições de ensino na estruturação ou reestruturação curricular de cursos de graduação em Arquivologia. Apresenta questionário a ser utilizado para análise desses fatores como mais um instrumento para compor a metodologia de análise, avaliação e reestruturação curricular de cursos de Arquivologia, já trabalhada em Negreiros, Silva e Arreguy (2012; 2013). O questionário piloto foi testado com os dados do curso de graduação em Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e os resultados constatam a importância dos dados analisados para um entendimento mais amplo da formação arquivística, principalmente no que se refere ao perfil do docente da área. A análise relativa ao contexto regional mostrou-se complexa, tendo em vista a dificuldade na obtenção dos dados, a capilaridade das fontes de informação oficiais e, principalmente, o desafio que é relacionar os dados obtidos com a realidade da formação curricular instalada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ribeiro Negreiros, Escola de Ciência da Informação

Graduado em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Analista Legislativo (Bibliotecário) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde atua na Gerência-Geral de Gestão de Processos e Normatização. Professor assistente do curso de Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais até agosto de 2013.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Arreguy, C. A. C., Negreiros, L. R., & Silva, W. A. (2015). Influências na estruturação de currículos de Arquivologia: as configurações acadêmico-institucionais, o contexto regional, o mercado laboral e o perfil docente. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(2), 172–197. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23000

Edição

Seção

Artigos