Produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: tendências temáticas no período 2000-2011

Autores

  • Dirce Maria Santin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samile Andréa de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó Stumpf

Palavras-chave:

Bibliometria, Produção científica, Análise temática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ciências Biológicas.

Resumo

O estudo apresenta as principais temáticas da pesquisa em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com base na análise da produção científica publicada no período de 2000 a 2011 e indexada na Web of Science (WoS). Destaca as temáticas evidenciadas nas categorias de assuntos e nas palavras-chave dos autores de 5.168 artigos que integram a amostra. A metodologia utilizada é a bibliometria e os resultados apontam para Neurociências, Bioquímica & Biologia Molecular, Farmacologia & Farmácia e Genética & Hereditariedade como as áreas mais produtivas, enquanto Estresse oxidativo; Doença; Memória; Receptor; Hipocampo; Rato; e Resistência se destacam como os principais temas de pesquisa. A produção científica apresentou crescimento significativo no período e as tendências temáticas da área constituem objetos de estudo das disciplinas mais produtivas, embora outros temas se mostrem igualmente significativos. Avalia-se que a UFRGS acompanha o desenvolvimento das Ciências Biológicas no contexto nacional e internacional, realizando pesquisas de amplo interesse na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS e bibliotecária do Instituto de Ciências Básicas da Saúde - UFRGS.

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Ida Regina Chittó Stumpf

Professora titular do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Santin, D. M., Vanz, S. A. de S., & Stumpf, I. R. C. (2015). Produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: tendências temáticas no período 2000-2011. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 3–21. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23005

Edição

Seção

Artigos