Avaliação dos Espaços de Construção de Conhecimento da Escola de Tecnologia da Faculdade Projeção de Brasília

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília
  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Gestão do conhecimento, Aprendizagem organizacional, Construção de conhecimento

Resumo

O conhecimento tem assumido papel de destaque nas organizações e o seu valor reflete diretamente na competitividade e posicionamento no mercado. A falta de entendimento acerca dos processos e de como se estabelece uma comunicação eficaz pode impactar no aprendizado e na cultura organizacionais das Instituições de Educação Superior. Este artigo visa contribuir com um estudo que apresente como a relação entre Comunicação Organizacional, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, e Cultura Organizacional pode corresponder um espaço de Construção de Conhecimento para uma Instituição de Educação Superior privada. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, aplicada no âmbito da Faculdade Projeção, Distrito Federal, para os membros da comunidade acadêmica envolvidos em sua Escola de Tecnologia. Em função da revisão de literatura e da análise documental, espera-se propor um modelo de construção de conhecimento para a instituição e avaliar como a Escola de Tecnologia se comporta nesse cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Faculdade Cenecista de Brasília -Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (2008), MBA em Governança em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário do Maranhão (2009), Especialização Lato Sensu em Educação e Tecnologias para Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2011), mestrado no curso de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação na Universidade Católica de Brasília (2011) e estuda no programa de doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília. Atualmente é adjunto de desenvolvimento de sistemas da Divisão de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro. Trabalha com modelagem de sistemas informatizados, e desenvolvimento cross-platform com linguagem de programação C++ e framework Qt. CREA-DF 6181TD - Certificações: DELE, COBIT, ITILv2, ITILv3, RUPv7, UML2. Colaborador pesquisador no Instituto CTS, atuando em acessibilidade, mais especificamente, no projeto Libras em Sala de Aula . Projeto de tecnologia assistiva em parceria com a FENEIS e apoiado pela FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. Coordenador e professor do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Projeção, unidade Guará, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Científico. Editor dos periódicos científicos do Grupo Projeção. Árbitro de voleibol da Federação Brasiliense de Voleibol, REG/CBV 2.581.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Moreira, J. R., & Ribeiro, J. B. P. (2015). Avaliação dos Espaços de Construção de Conhecimento da Escola de Tecnologia da Faculdade Projeção de Brasília. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 22–50. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23006

Edição

Seção

Artigos