Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento

Autores

  • Ronaldo Ferreira Araújo Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave:

Marketing científico digital, Altmetria, Visibilidade de periódicos, Comunicação científica

Resumo

O artigo reflete sobre o papel do marketing científico digital no aumento da visibilidade dos periódicos científicos bem como do acompanhamento e avaliação do seu impacto social por meio da altmetria. Para tanto apresenta esse tipo de marketing como forma de promoção e divulgação dos periódicos para os quais seus editores devem: construir e manter uma presença online; oferecer um conteúdo adequado aos ambientes que atuar, e; estabelecer uma atuação responsiva. Discorre sobre os principais indicadores do marketing científico digital e por fim, situa a altmetria como método para coleta e análise de tais indicadores com atenção ao custo e padrões exigidos pelos periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Doutorando em Ciência da Informação (UFMG). Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Araújo, R. F. (2015). Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 67–84. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23008

Edição

Seção

Artigos