Informação e patrimônio cultural: uma definição jurídica de informação patrimonial

Autores

  • Rosilene Paiva Marinho de Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Carlos Xavier de Azevedo Netto Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Instrumentos Jurídicos. Patrimônio Cultural. Informação. Definição.

Resumo

Apresenta uma reflexão sobre os instrumentos jurídicos de amparo ao patrimônio cultural brasileiro. Desenvolve considerações sobre os diversos conceitos de informação e busca elaborar uma definição jurídica de informação patrimonial, e, a partir de então, realizar uma discussão buscando analisar aspectos que definem o patrimônio cultural imaterial. Do ponto de vista metodológico adotar-se-á a técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Expõe comentários sobre possíveis barreiras ou viabilidade de uma ampliação do referido conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Paiva Marinho de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, com Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Direito, advogada desde 2005. Na área acadêmica realiza estudos e pesquisas nas áreas de Direito (com ênfase no uso de Tecnologias Digitais - Processo Judicial Eletrônico; Propriedade Intelectual), História Cultural (com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura); Informação, Arquivo e Memória (com ênfase em Acesso à Informação, Legislação Arquivística e Patrimônio Cultural).

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Na pós-graduação leciona a disciplina Memória e Identidade. Professora dos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia. Experiência na área de História cultural e memória, com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura. Na pós-graduação atua nas seguintes temáticas: Informação, memória e patrimônio cultural; Arquivo, memória e identidade; Cultura material e memória; Escrita de si; Redes sociais e Memória literária. Na graduação é professora de Representação Descritiva da Informação Arquivística, História da Leitura e dos Registros do Conhecimento.

Carlos Xavier de Azevedo Netto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1986), mestrado em História e Crítica da Arte - Área de Concentração em Antropologia da Arte - pela Escola de Belas Artes (1994) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação/IBICT (2001), ambas da UFRJ, tratando da temática das representações rupestres pré-históricas, tanto o mestrado como no doutorado. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Ciência da Informação, atuando como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI e de Antropologia - PPGA, ambos da UFPB bem como, na qualidade de colaborador, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI da UFPE, como coordenador do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR e do PPGCI, e atua, eventualmente, como consultor da Habtec Engenharia Ambiental, participa como revisor e autor das revistas: Revista de Arqueologia, Informação & Sociedade, Ciência da Informação, Habitus, Vivência, Transinformação e Fronteiras. Consultor Ad Hoc do CNPq, CAPES, FAPERN e da UFRN. Tem experiência na área de Arqueologia e Ciência da informação, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica e Informação Memorialística, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e patrimônio cultural material, teoria da representação, patrimônio arqueológico, avaliação, arte rupestre, preservação e digitalização do patrimônio arqueológico, interseção patrimônio e informação.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Sousa, R. P. M. de, Oliveira, B. M. J. F. de, & Azevedo Netto, C. X. de. (2015). Informação e patrimônio cultural: uma definição jurídica de informação patrimonial. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 101–115. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23010

Edição

Seção

Artigos