Comportamento Informacional: proposição de artefato para reflexão de interdependências entre dimensões de qualidade da informação

Autores

  • José Osvaldo De Sordi
  • Thiago Carandina

Resumo

Seguindo os preceitos da abordagem Design Science Research, desenvolveu-se e testou-se o artefato “Engrenagem para Análise da qualidade da informação”. O artefato objetiva sensibilizar os trabalhadores da informação quanto à importância da reflexão das interdependências entre as dimensões de qualidade da informação antes de se realizar qualquer ação junto ao recurso informação. Testes realizados junto a 33 funcionários, de seis micro e pequenas empresas intensivas em conhecimento, evidenciaram a efetividade do artefato. Após treinamento e uso do artefato, observou-se alteração de comportamento informacional dos funcionários, em especial com relação às dimensões: raridade, disponibilidade, originalidade e precisão da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Osvaldo De Sordi

docente pesquisador programa de mestrado em Administração das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

Thiago Carandina

docente do bacharelado em Administração da Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP), bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

De Sordi, J. O., & Carandina, T. (2015). Comportamento Informacional: proposição de artefato para reflexão de interdependências entre dimensões de qualidade da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 152–177. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23013

Edição

Seção

Artigos