A satisfação de usuários da informação jurídica: estudo na biblioteca da OAB/SC

Autores

  • Cirlei Oraci Dias de Campos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emanoel Quartiero da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marli Dias de Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo encontra-se fundamentado em um caso de pesquisa com usuários da informação jurídica, levantamento que propôs investigar o grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Dr. João Baptista Bonnassis, situada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado de Santa Catarina, em relação ao acervo e aos serviços prestados. Para tanto, objetivou-se identificar o perfil dos usuários da Biblioteca; conhecer a opinião desses quanto à relevância e suficiência dos itens do acervo; verificar a ciência quanto aos serviços existentes na unidade; relatar a utilização dos serviços usados pelos mesmos; detectar possíveis carências do acervo e dos serviços prestados. A pesquisa possuiu caráter exploratório e descritivo, cujo procedimento técnico é um estudo de caso. O instrumento empregado para coleta de dados foi um questionário destinado aos 51 usuários que compõem o corpus de pesquisa. Desse número, 42 responderam as questões, os quais representam usuários internos e externos e encontram-se envolvidos comumente a área de Direito. Entre as principais constatações estão as de que 90,47% dos investigados avaliam o acervo da unidade como muito bom, bom ou excelente, e medido pelos mesmos critérios, 85,71% dos respondentes afirmam que os serviços prestados atendem suas necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cirlei Oraci Dias de Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Emanoel Quartiero da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica CNPq 2013-2014. Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Ciência da Informação e coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Campos, C. O. D. de, Silva, E. Q. da, & Pinto, M. D. de S. (2015). A satisfação de usuários da informação jurídica: estudo na biblioteca da OAB/SC. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 20(3), 200–217. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23015

Edição

Seção

Relatos de Experiências