Influência do ambiente físico de trabalho na criação do conhecimento nas organizações

Autores

  • Ana Paula Graciola Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul
  • Suélen Bebber Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Pauletto D'Arrigo Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul
  • Ana Cristina Fachinelli Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul
  • Deonir de Toni Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Ambiente Construído, Satisfação com o Ambiente Construído, Criação do Conhecimento.

Resumo

O ambiente de trabalho pode contribuir para o desempenho e produtividade dos trabalhadores bem como para a troca de informações entre colegas de trabalho que, ao interagirem, promovem a criação de conhecimento. O objetivo do presente estudo foi o de identificar a influência da satisfação com os aspectos tangíveis do ambiente construído sobre os aspectos intangíveis do processo de criação do conhecimento em empresas do Rio Grande do Sul. O método adotado foi de natureza quantitativa com abordagem descritiva. Os dados foram coletados por meio de uma survey com corte transversal. O campo de estudo foi o das áreas intensivas em conhecimento de empresas. Para a análise dos dados foram adotadas técnicas de estatística multivariada. Os resultados revelaram a relação positiva entre a criação de conhecimento tácito e a satisfação com o ambiente construído. Mais especificamente, os resultados indicam que a satisfação com o ambiente construído apresenta maior impacto sobre a criação de conhecimento, nas áreas da tecnologia e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Paula Graciola, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Caxias do Sul Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Suélen Bebber, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração, Universidade de Caxias do Su

Fernanda Pauletto D'Arrigo, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul Aluna do Mestrado Acadêmico em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Ana Cristina Fachinelli, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Gabriel Sperandio Milan, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Deonir de Toni, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos