Gestão do conhecimento: um estudo de modelos e sua relação com a inovação nas organizações

Autores

  • Celeste Sirotheau Corrêa Jannuzzi Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Orandi Mina Falsarella Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Cibele Roberta Sugahara Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, informação, inovação, empresas

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar modelos de gestão do conhecimento, procurando, a partir de sua estrutura, caracterizar o contexto de sua aplicação nas empresas e sua relação com o processo de inovação. No desenvolvimento do trabalho, discorre-se sobre a inovação e seu embasamento na informação e no conhecimento, delineando os elementos construtivos da informação e sua convergência para a geração do conhecimento. A partir de um levantamento bibliográfico, optou-se por dois modelos de gestão do conhecimento, significativamente citados na literatura, que exemplificam uma abordagem mais estruturada e outra mais subjetiva. Faz-se uma leitura analítica dos modelos com base na informação e no conhecimento em sua estrutura, identificando a sua relação com a inovação. Ao final, faz-se considerações a respeito dos modelos de gestão do conhecimento e seu suporte para a inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celeste Sirotheau Corrêa Jannuzzi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e Pesquisadora do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Ciências da Comunicação / Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo – USP.

Orandi Mina Falsarella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor e Pesquisador do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas – SP – Brasil.

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e Pesquisadora do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Ciências da Comunicação / Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo – USP.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos