Mulheres cariocas e práticas de leitura nos anos de 1920: um estudo documental a partir das revistas Fon-Fon e Jornal das Moças

Autores

  • Nathalia Paulino Oliveira Biblioteca Setorial na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio.
  • Fabrício José Nascimento da Silveira Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG

Palavras-chave:

Práticas de leitura. Revista feminina. Educação feminina. Imprensa periódica. Revista Fon-Fon. Revista Jornal das Moças.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as práticas de leitura empreendidas pelas mulheres cariocas dos anos de 1920, adotando como objeto de análise duas revistas endereçadas especificamente a esse público, são elas: Fon-Fon e Jornal das Moças. Para tanto, apresenta-se o conjunto de fatores sócio-históricos que impulsionaram o desenvolvimento da imprensa periódica no Brasil e o aparecimento das "revistas femininas" no Rio de Janeiro no período da Belle Époque. Em seguida, e tendo por prerrogativa que tanto a revista Fon-Fon quanto a Jornal das Moças constituem-se em fontes históricas, efetua-se um estudo documental com vistas a identificar as necessidades e os usos da informação que se mostram associados às práticas de leitura das assinantes de ambos os periódicos. Em termos de resultados, além de salientar as dinâmicas de socialização instituídas para e pelo público feminino, o trabalho ressalta como as duas revistas se converteram em ferramentas auxiliares à formação intelectual da mulher carioca na década de 1920 e como as mesmas agiam em favor do lazer, da educação e da disseminação da informação entre suas leitoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Paulino Oliveira, Biblioteca Setorial na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio.

Bibliotecária pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente chefe de Biblioteca Setorial na Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio.

Fabrício José Nascimento da Silveira, Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG

Bibliotecário, mestre e doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Atualmente professor Adjunto I da Escola de Ciência da Informação - ECI/UFMG nas modalidades graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

Artigos