Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo

Autores

  • Nelma T. Zubek Valente "Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo" e "Universidade Estadual de Ponta Grossa"
  • Asa Fujino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Qualidade da Informação. Atributos e dimensões de qualidade. Ciências Contábeis. Ciência da Informação.

Resumo

Apresenta análise comparativa entre atributos de qualidade da informação adotados no campo das Ciências Contábeis (CC) e da Ciência da Informação (CI). Parte-se do pressuposto que o conceito de qualidade da informação é fundamental para as duas áreas de conhecimento, mas é um conceito difuso e depende da base epistemológica utilizada para defini-lo. O objetivo foi identificar semelhanças e/ou diferenças entre os pressupostos adotados para qualificar a informação nos dois campos como base para compreensão das relações entre a informação e seu potencial usuário. Além da inexistência de consenso quanto ao conceito de qualidade da informação, os resultados mostram que também não existe consenso em relação às categorias, dimensões e atributos de qualidade utilizados para qualificar a informação na CI. Tais resultados sugerem que esforços podem ser feitos na CI para buscar a consolidação de um framework geral que possa servir como referência na definição e análise da qualidade da informação nessa área do conhecimento. E, que, iniciativas podem ser tomadas no campo das CC visando a revisão de seu framework de qualidade da informação para incorporar em sua estrutura conceitual atributos de qualidade da informação considerados pela CI que podem contribuir para a melhoria da qualidade das informações contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma T. Zubek Valente, "Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo" e "Universidade Estadual de Ponta Grossa"

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA/USP) Docente e pesquisadora do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR)

Asa Fujino, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP . Docente e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Valente, N. T. Z., & Fujino, A. (2016). Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(2), 141–167. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23070

Edição

Seção

Artigos