Um protótipo Linked Data para catalogação semântica de publicações

Autores

  • Nilton Freitas Junior Universidade Cândido Mendes - UCAM, Campos dos Goytacazes
  • Mark Douglas de Azevedo Jacynto Universidade Cândido Mendes - UCAM, Campos dos Goytacazes

Palavras-chave:

Catalogação semântica de publicações, Linked Data, Web Semântica, RDF

Resumo

Este artigo apresenta a proposta e subsequente construção de um protótipo para catalogação semântica de publicações científicas. O protótipo desenvolvido segue os princípios Linked Data da nova Web Semântica proposta pelo consórcio W3C e encontra-se operacional. A proposta tem como diferencial o fato de todos os arquivos digitais das publicações serem anotados semanticamente com metadados semiestruturados inteligíveis por máquinas, permitindo que agentes de software nos auxiliem nas tarefas de busca, integração e processamentos de tais publicações, estabelecendo uma base de conhecimento Linked Data de publicações. A pesquisa que ampara o estudo e desenvolvimento do protótipo apresenta conceitos inerentes à Web Semântica, ao padrão de dados semiestruturados Resource Description Framework (RDF) e o uso de ontologias para representação de domínios de conhecimento. Testes de funcionamento são demonstrados e foram realizados com algumas publicações também relacionadas ao tema, salientando a capacidade do protótipo em fornecer informações acessíveis a pessoas e a máquinas (agentes de software), por meio de negociação de conteúdo. O protótipo encontra-se hospedado e está disponível para verificação online por qualquer interessado no tema deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Freitas Junior, Universidade Cândido Mendes - UCAM, Campos dos Goytacazes

Possui graduação em Sistemas de Informação pela FAMINAS - Faculdade de Minas, pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade Gama Filho, pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Mestrando em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes, em Campos dos Goytacazes. Atualmente é professor e coordenador de extensão da FAMINAS - Faculdade de Minas - Muriaé. Tem longa experiência na área de Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de conhecimento técnico em diversas plataformas de hardware e redes, domínio de linguagens de programação de construção estruturada e orientação a objetos.

Mark Douglas de Azevedo Jacynto, Universidade Cândido Mendes - UCAM, Campos dos Goytacazes

Professor adjunto da coordenação de Ciência da Computação, da Universidade Candido Mendes (UCAM), Campos dos Goytacazes - RJ, desde 2002; professor DIII da coordenação de Informática, do Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes - RJ, desde 2010; consultor de software, desde 1998. Atua em ambos os cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) e seus interesses são diferentes aspectos da Engenharia de Sistemas de Informação, especialmente Engenharia para Web, tais como: Web Semântica e Linked Data, dados semi-estruturados (RDF), transações em banco de dados RDF, gerenciamento de metadados e representação formal de conhecimento por meio de ontologias, linguagens específicas de domínio (metamodelos), Big Data e mineração de dados na Web, composição transacional de serviços Web, serviços Web semânticos, tipos abstratos de dados e orientação a objetos. Possui doutorado em Informática (2012), mestrado em Informática (2002) e graduação em Engenharia de Computação (1998), os três títulos obtidos no Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde recebeu três certificados por excelente desempenho acadêmico. Possui ainda ensino médio pela Escola Técnica Federal de Campos (1993).

Downloads

Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

Artigos