Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare

Autores

  • Lucas Almeida Serafim Universidade Federal do Cariri
  • Adriana Carla Silva de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Jenna Hartel University of Toronto
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Informação, iSquare, Pesquisa visual, Métodos de Arte-Informada, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Almeida Serafim, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Ciência da Informação (UFPB)M Professor Assistente do Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Mestre em Ciência da Informação

Adriana Carla Silva de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação (UFPB), Mestre em Engenharia de Produção (UFRN), Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

Jenna Hartel, University of Toronto

Ph.D. in Information Studies (UCLA), Associate Professor, Faculty of Information, University of Toronto

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação (UFRJ) Professor Associado (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB)

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação (USP), Professor Associado (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB)

Downloads

Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

Artigos