Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
Palavras-chave:
Informação, iSquare, Pesquisa visual, Métodos de Arte-Informada, Pesquisa Qualitativa.Resumo
Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-12
Como Citar
Serafim, L. A., Silva de Oliveira, A. C., Hartel, J., Araújo Freire, G. H. de, & Dias, G. A. (2016). Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(4), 66–77. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081
Edição
Seção
Artigos