Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria.Resumo
O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional.Downloads
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Publicado
2016-12-12
Como Citar
Faqueti, M. F., Alves, J. B. da M., & Steil, A. V. (2016). Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(4), 156–179. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086
Edição
Seção
Artigos