Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática

Autores

  • Marouva Fallgatter Faqueti Instituto Federal Catarinense
  • João Bosco da Mota Alves Universidade federal de Santa Catarina
  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria.

Resumo

O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional.

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Biografia do Autor

Marouva Fallgatter Faqueti, Instituto Federal Catarinense

Bibliotecária no Instituto Federal Catarinense, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC

João Bosco da Mota Alves, Universidade federal de Santa Catarina

Docente, doutor no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente, doutora no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC

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Publicado

2016-12-12

Edição

Seção

Artigos