As bibliotecas nacionais latino americanas e o capital social
Palavras-chave:
Bibliotecas Nacionais. Web social. Fator Whuffie. Capital Social. Mídias sociaisResumo
Estudo que pretende analisar o uso da web social nos serviços das bibliotecas nacionais latino americanas e as formas de fomentar Capital Social em sua comunidade. Buscou-se verificar quais mídias sociais as bibliotecas nacionais usam, avaliando como adaptam aos serviços das bibliotecas e como as utilizam para fomentar o Capital Social, adotando-se para isso a teoria do fator whuffie. Utilizou-se a coleta e mapeamento de mídias sociais e observação não participante para a análise dos websites das Bibliotecas Nacionais analisadas. Como resultado, a pesquisa constatou que as Bibliotecas Nacionais em sua grande maioria utilizam seus sites e bibliotecas digitais para oferecer serviços e fomentar Capital Social entre seus interagentes. Por fim, conclui-se que as bibliotecas analisadas ainda utilizam suas mídias sociais na internet para fins administrativos e de divulgação, e observa-se que, através de algumas práticas identificadas nas bibliotecas analisadas nesta pesquisa, as demais bibliotecas podem buscar novas formas e possibilidades de interação dos seus serviços com seus interagentes por meio dessas mídias e de seus websites.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-12
Como Citar
Medeiros, D., & Lucas, E. R. de O. (2016). As bibliotecas nacionais latino americanas e o capital social. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(4), 202–224. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23088
Edição
Seção
Artigos