. As práticas informacionais das clientes dos serviços de estética
Resumo
Este estudo descreve as práticas informacionais de clientes dos serviços de estética de Belo Horizonte. Para que isso fosse possível, forautilizados a base teórica dos estudos de usuários e os paradigmas da Ciência da Informação, sendo o paradigma social aquele em que este estudo está inserido. Nesta pesquisa, buscou-se investigar as práticas informacionais de um grupo de doze mulheres, sendo que estas foram divididas em sujeitos que realizaram tratamentos estéticos não cirúrgicos e sujeitos que realizaram tratamentos estéticos cirúrgicos. A pesquisadora visitou oito clínicas diferentes, todas localizadas na zona sul da cidade de Belo Horizonte. A análise dos dados foi pautada em dois eixos, sendo estes referentes aos valores de apropriação da imagem e do que é belo e na interação dessas informações com o processo de tomada de decisão. O estudo concluiu que as participantes utilizam pouco das informações em veículos diversificados (revistas, livros, artigos, internet, folders, etc.) quando o objetivo é realizar um procedimento estético cirúrgico, enquanto as entrevistadas que realizaram procedimentos não cirúrgicos possuem um interesse maior em buscar informações em diversos meios. As indicações pessoais (‘boca a boca’), foram o fator determinante para a realização dos procedimentos, e as participantes demonstraram construir significados do que é belo e demonstraram a importância dos procedimentos para a autoestima. As clientes dos serviços de estética, na tentativa de atingir padrões sociais, utilizam-se de produzirem informações dentro de seu cotidiano.Downloads
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Publicado
2018-02-20
Como Citar
Vasconcelos, P. M. (2018). . As práticas informacionais das clientes dos serviços de estética. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(4), 254. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23107
Edição
Seção
Teses e Dissertações