Construindo conhecimentos através do espaço sindical francês: um olhar sobre a informação e o papel do arquivo junto a uma política de memória militante.

Autores

  • Ricardo Medeiros Pimenta

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da tese de doutorado em andamento, acerca do papel da memória e do arquivo enquanto meios para a recuperação, instrumentalização e produção de conhecimentos. Usos que, para a produção da memória, se encontram aqui representados pelas experiências vividas pela Confederação Geral do Trabalho (CGT) e a Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), assim como seus atores nos últimos anos. Suas atuações apontam para o desenvolvimento do diálogo presente no espaço público através do arquivo e da memória. A criação e organização de serviços de arquivo em ambas centrais, além da fundação de um Instituto de História Social no caso da CGT, evidenciam um fenômeno característico de um “desejo de memória” por parte dessas instituições. Nosso objetivo é, portanto analisar e nos debruçar sobre os motivos e o interesse acerca do constante e crescente uso da memória e do desenvolvimento dos arquivos sindicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-11-20

Como Citar

Pimenta, R. M. (2009). Construindo conhecimentos através do espaço sindical francês: um olhar sobre a informação e o papel do arquivo junto a uma política de memória militante. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 120–132. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23122

Edição

Seção

Artigos