Sistemas de informação de clientes e marketing de relacionamento para obtenção de vantagem competitiva em bancos comerciais

Autores

  • Cid Gonçalves Filho

Resumo

GONÇALVES FILHO, Cid. Sistemas de informação de clientes e marketing de relacionamento para obtenção de vantagem competitiva em bancos comerciais. Belo Horizonte: UFMG, 1996. 189p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Biblioteconomia da UFMG. Este trabalho trata do uso de sistemas de informação, marketing de relacionamento e banco de dados de marketing em bancos comerciais visando trazer subsídios para a tomada de decisão e planejamento a gestores destas instituições financeiras. Consiste em pesquisa realizada com 273 gerentes de 30 bancos, privados e públicos, da região metropolitana de Belo Horizonte entre novembro de 1995 e maio de 1996. A pesquisa relata as opiniões dos gerentes destas instituições sobre variáveis que mais sensibilizam seus clientes, permitindo a elaboração de um quadro comparativo entre o marketing de relacionamento e o transacional. Os gerentes descrevem as ações que acham mais relevantes entre aquelas que eles realizam e as que o banco realiza, tanto para obtenção de clientes quanto para aumento dos negócios com clientes. São disponibilizadas informações sobre a atuação dos bancos em apoio ao Marketing de Relacionamento bem como sobre os Sistemas de Informação disponíveis, com enfoque especial aos Sistemas de Informação de Clientes e Marketing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-11-20

Como Citar

Gonçalves Filho, C. (2007). Sistemas de informação de clientes e marketing de relacionamento para obtenção de vantagem competitiva em bancos comerciais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23152

Edição

Seção

Teses e Dissertações