PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo. Procedimentos para busca e uso da Informação: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996
Resumo
O livro trata dos chamados programas de orientação bibliográfica, cujo objetivo principal é preparar os usuários para fazerem o melhor uso das bibliotecas e de seus recursos. Sinal de que isso não ocorre é o fato de muita educação universitária ficar restrita à utilização de apostilas ou livros-texto, exemplo muito bem lembrado no prefácio de autoria da professora Johanna W. Smit. Com isso, perdem os alunos a oportunidade de estarem expostos à variedade de idéias que as bibliotecas procuram ou deveriam procurar oferecer a seus usuários. Esses programas são mais comuns nas bibliotecas universitárias, e é exatamente desse contexto que trata a obra. Os cursos de orientação bibliográfica são programas da maior importância, qualquer que seja o ângulo do qual se examine a questão. A utilização eficaz e eficiente da biblioteca e de seus serviços deve ser, naturalmente, um objetivo permanente dos profissionais que nela trabalham bem como de todos aqueles interessados em bibliotecas e sistemas similares de acesso à informação. No entanto, pesquisa realizada pela própria autora na Universidade de São Paulo mostrou que apenas 45% dos alunos de graduação dessa universidade receberam alguma orientação para o uso das suas bibliotecas. Se essa é a situação numa das principais universidades do país, é de se imaginar qual não será a das outras universidades brasileiras. Quaisquer que sejam os obstáculos à plena e satisfatória utilização das bibliotecas brasileiras é coisa de se lamentar, se levarmos em consideração as dificuldades de se manter e desenvolver os nossos acervos bibliográficos. Algumas idéias importantes estão colocadas no livro, como a de que não se deve incluir nesse tipo de curso os conteúdos que dizem respeito às disciplinas de metodologia científica. Embora não tenhamos visto esse problema ocorrer, acreditamos que não seja difícil que se resvale nessa direção, dada a confusão que efetivamente ocorre entre uma coisa e a outra. Esse é um cuidado que a autora tem, e é elogiável. Uma outra questão importante diz respeito à figura do professor. Os programas de orientação bibliográfica tanto podem ser realizados pela própria biblioteca interessada quanto pelo curso a que os alunos estão vinculados. O que temos observado é uma tendência de que professores dos cursos de biblioteconomia sejam os convocados a ministrá-los. No que tange aos cursos destinados aos alunos de pós-graduação é fácil de entender que isso ocorra, devido às exigências de titulação, que dificilmente podem ser atendidas por quem não ocupe uma posição de docência universitária. Diferente é a situação dos cursos voltados para os alunos de graduação, pois as exigências de qualificação formal do professor são naturalmente menores. Neste caso, o próprio bibliotecário talvez seja a pessoa mais indicada para ministrar esse tipo de curso. É bem verdade que muitos bibliotecários não têm a experiência da sala de aula, e alguns chegam mesmo a ter horror de enfrentar uma turma de alunos. Um treinamento apropriado em noções de pedagogia, métodos de ensino e de planejamento de ensino poderia ajudar os bibliotecários a enfrentar essas dificuldades. Entretanto, a solução defendida por Pasquarelli, com base na literatura, pode bem ser a ideal: “a atuação do bibliotecário em conjunto com o docente de outra área é a melhor alternativa” (p. 53). Porque aí certamente estaríamos combinando o melhor dos dois profissionais. O enfoque adotado é o da prática desses programas, ou seja, como organizá-los e como colocá-los em funcionamento. Assim, inclui tópicos como o planejamento curricular, os objetivos, conteúdo programático, instrumentos, métodos e meios de ensino. Úteis também, desse ponto de vista, são os dois anexos incluídos. O primeiro, traz um modelo de plano de ensino para alunos de graduação; o segundo, um “modelo de plano de ensino para curso ministrado a bibliotecários visando torná-los aptos para ministrarem a disciplina “Procedimentos para Busca e Uso da Informação”. A autora é professora do Departamento de Medicina Veterinária e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e responsável pela disciplina Procedimentos para Busca e Uso da Informação. Segundo informação constante do livro, a professora é “pioneira na capacitação de estudantes universitários no uso da biblioteca universitária e de seus serviços.” Recomenda-se o livro para todos aqueles envolvidos com o planejamento ou a execução dos programas de orientação bibliográfica em cursos universitários. Ele serve como uma boa introdução ao assunto e como um manual prático para a implementação desses programas.Downloads
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Publicado
2007-11-20
Como Citar
Dias, E. J. W. (2007). PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo. Procedimentos para busca e uso da Informação: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23228
Edição
Seção
Resenhas