MELO, José Marques de. Fontes para o estudo da comunicação. São Paulo: INTERCOM, 1995. 255p.

Autores

  • Paulo da Terra Caldeira

Resumo

AINTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e o PORT-COM - Centro de Documentação da Comunicação nos países de Língua Portuguesa, lançaram o volume quatro da Coleção INTERCOM: Fontes para o estudo da comunicação, de autoria de José Marques de Melo. Publicação bastante oportuna, procura sistematizar os trabalhos publicados após a década de oitenta nas seguintes áreas: 1) Estudos teóricos e metodologia (processos, epistemologia e metodologia), 2) Estudos sócio-culturais (antropologia, economia, historia, pedagogia, política, psicologia, semiologia e sociologia), 3) Estudos ético-profissionais (cinema e vídeo, editoração, jornalismo, publicidade, propaganda, radialismo, rádio e televisão, relações públicas) e 4) Obras de referência (guias e catálogos, bibliografias, dicionários e periódicos). O trabalho de Marques de Melo enquadra-se naqueles tipos de obras consideradas por Rubens Borba de Moraes como essenciais para o conhecimento da literatura de determinada área e que são indispensáveis, principalmente para aqueles que ainda não possuem o traquejo na condução de uma pesquisa. São os guias de obras de referência, as fontes para o estudo de uma área, as literaturas sobre determinado assunto e os How to Find out, tão comuns na língua inglesa. Fontes para o estudo da comunicação é conseqüência do trabalho que o autor vem desenvolvendo, no sentido de organizar o conhecimento da área, com o objetivo de facilitar a pesquisa bibliográfica pelos usuários. Nesse sentido, o autor lançou, em 1984, o Inventário da Pesquisa em Comunicação no Brasil, 1883-1983, relacionando os trabalhos publicados sobre o assunto, ao longo de um século, e supervisionou a compilação de Periódicos brasileiros de comunicação das décadas de 60 e 70, onde indexa os artigos de 37 revistas emanadas de escolas, departamentos, institutos, empresas ou associações da área. Este trabalho constitui, portanto, um guia indicador das obras publicadas em português, espanhol, francês e inglês sobre o assunto. Relaciona 498 livros e monografias editadas no período de 1984 a 1993. Caso seja necessário ampliar suas pesquisas, o leitor poderá consultar as 192 obras de referência arroladas: guias, catálogos, bibliografias, dicionários e títulos de periódicos com o objetivo de conhecer e localizar outras indicações bibliográficas. Visando facilitar o trabalho de pesquisa dos usuários, as referências bibliográficas são acompanhadas de resumos, permitindo ao leitor decidir se deve consultar ou não o trabalho original. As referências bibliográficas procuram seguir, em parte, as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Na Introdução, o autor traça um esboço da área de comunicação no Brasil,mostrando a escassez e a necessidade de sistematização das fontes documentais, as atividades da INTERCOM e as possibilidades de acesso à informação que o pesquisador poderá utilizar, seja através de fontes impressas ou via Internet. A obra representa o conjunto das aquisições realizadas regularmente pelo autor, visando a formação de sua biblioteca particular. O arranjo adotado pretende “facilitar o acesso dos usuários aos textos de referência necessários ao embasamento substantivo de suas pesquisas acadêmicas” e é complementado por índices de assuntos, autores e geográfico. Para o leigo, a obra constitui apenas uma lista de livros, se manuseada superficialmente. Para o professor, o pesquisador, o aluno de graduação e o de pósgraduação e demais interessados nos meandros da comunicação, o trabalho alcança enorme significado à medida em que vai indicando as trilhas a serem seguidas por aqueles que, mesmo possuindo o necessário domínio da área, não detêm a sistematização da literatura e as indicações das obras de referência tão importantes em qualquer área de assunto. É, portanto, um trabalho de grande relevância que poderá ser, através de novas edições, ampliado e atualizado, incluindo entre outros aspectos, as datas iniciais das publicações periódicas, as bases de dados em CDROM, que vêm sendo lançados no mercado e os serviços automatizados na área. Seu autor, professor titular da USP, Catedrático Unesco de Comunicação e Pesquisador bolsista do CNPq, possui uma vasta experiência na área, representada entre outros aspectos, por suas inúmeras obras:18 livros publicados e colaboração em 23 coletâneas editadas no Brasil e no exterior. É com entusiasmo que os profissionais ligados à ciência da informação recebem a publicação deste guia que, certamente, irá facilitar o trabalho de pesquisa de professores, alunos de graduação e de pós-graduação, entre outros, e contribuirá para o desenvolvimento da disciplina neste novo milênio, no qual se vislumbra novas descobertas e invenções na área tecnológica e, conseqüentemente, com reflexos marcantes no domínio de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-11-21

Como Citar

Caldeira, P. da T. (2007). MELO, José Marques de. Fontes para o estudo da comunicação. São Paulo: INTERCOM, 1995. 255p. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23337

Edição

Seção

Resenhas