A geração de patentes na Universidade Federal de Minas Gerais: seu contexto e perspectivas

Autores

  • Arcênio Amorim Lobato

Resumo

LOBATO, Arcenio Amorim. A geração de patentes na Universidade Federal de Minas Gerais: seu contexto e perspectivas. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2000. 146p. (Dissertação, Mestrado em Ciência da Informação). Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Valadares Cendón. Objetiva traçar um retrato relativo ao aspecto da implantação de políticas de patentes na UFMG e as implicações que ela envolve. Apresenta uma rápida exposição sobre a história das patentes e suas funções como instrumento econômico e fonte de informações. Procura contextualizar a inserção da patente no ambiente acadêmico, em função do novo paradigma que está surgindo sobre a atuação da universidade. Esse novo paradigma, chamado por vários autores de Segunda Revolução Acadêmica, coloca entre as funções da universidade, além das de ensino e pesquisa, a atuação no desenvolvimento econômico regional. Apresenta um breve histórico sobre a questão de patentes nas universidades norte-americanas, como ilustração das novas tendências. Mostra a situação brasileira, evidenciando as mudanças que vêm ocorrendo na legislação e exemplos de resoluções tomadas em algumas universidades e institutos de pesquisa para implantação de uma política de patentes. Os dados para análise foram coletados por meio de entrevistas junto a pesquisadores e dirigentes da UFMG e foram cotejados com a literatura, procurando traçar o posicionamento da Universidade e seus pesquisadores em relação a eles. Buscou-se, também, identificar a situação atual e tendências da implantação/funcionamento de uma política de patentes na UFMG, bem como, nas entrevistas, resgatar um pouco da história da questão patentes na Universidade.

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Publicado

2007-11-20

Como Citar

Lobato, A. A. (2007). A geração de patentes na Universidade Federal de Minas Gerais: seu contexto e perspectivas. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23369

Edição

Seção

Teses e Dissertações