A influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento docente
Resumo
MACÊDO, Maria de Fátima Uchôa de Castro. A influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento docente. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2000. 144p. (Dissertação, Mestrado em Ciência da Informação). Orientadora: Profa. Dra. Lígia Maria Moreira Dumont. Analisa a influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento dos docentes, face à importância da informação na sociedade contemporânea e às possibilidades de aplicação da informática nos processos educacionais. O referencial teórico inclui a análise de alguns estudos na área de comportamento social, empresarial e docente, a fim de identificar as tendências atuais das tecnologias da informação na educação. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ininga, Teresina – Piauí, durante o primeiro semestre de 2000. O universo do estudo constituiu-se de 33 docentes do quadro efetivo com dedicação exclusiva (DE) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O protocolo de coleta de dados efetivou-se através de questionários e entrevistas, em dois momentos ? janeiro e julho/2000 ? para verificar se houve evolução do grupo a partir das formas de uso do computador antes e depois da informatização do Centro. Os respondentes foram categorizados em três grupos: Grupo A (com domínio da tecnologia), GrupoO B (sem domínio da tecnologia) e Grupo C (não usuário). Trata-se de um estudo de caso, para o qual recorreu-se a uma abordagem quantitativa de estudo, privilegiando ora aspectos isolados, ora dados quantificáveis. Com base nos resultados obtidos, apresenta, dentre outras, as seguintes conclusões: a) o comportamento informacional dos respondentes caracteriza-se pela primazia no uso das fontes convencionais de informação; b) apesar disso, manifestaram-se favoráveis às inovações tecnológicas, antes mesmo da inserção do computador no ambiente de trabalho; c) as formas predominantes de uso do computador atendem ao conceito da tecnologia como ferramenta auxiliar do ensino, através da digitação de textos, seguida pela busca de informação na Internet; em menor escala, a organização de materiais didáticos, e a produção de textos científicos; d) a maioria dos entrevistados (87,88%) não desenvolve atividades com os alunos, através da Internet, por falta de domínio da tecnologia. Os que a utilizam, indicam sites de interesses dos alunos, de acordo com o conteúdo da disciplina. Tais resultados permitiram constatar a evolução do grupo em relação ao uso do computador, pelo interesse na Internet demonstrado na segunda sondagem. Verificou-se também que não basta disponibilizar tecnologias sem uma cultura informacional, sem uma prática consciente, planejada, sistematizada, enfim, sem uma política que contemple a utilização do potencial das tecnologias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-11-20
Como Citar
Macedo, M. de F. U. de C. (2007). A influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento docente. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23370
Edição
Seção
Teses e Dissertações