O usuário-pesquisador e a análise de assunto

Autores

  • Eduardo José Wense Dias
  • Madalena Martins Lopes Naves
  • Maria Aparecida Moura

Resumo

Estudo do comportamento de busca de informação (CBI) e dos meios pelos quais os docentes-pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais aplicadas da grande Belo Horizonte buscam informações necessárias à execução de suas pesquisas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, visando identificar variáveis que interferem no CBI dos docentes-pesquisadores e características que possam auxiliar a melhorar o processo de análise de assunto. Os resultados evidenciaram que esses pesquisadores se mostram independentes, desenvolvendo suas próprias metodologias de busca de informação. Usam pouco os sistemas formais, como as bibliotecas, mas reconhecem que talvez pudessem se beneficiar mais desse uso. Duas razões podem ser identificadas para esse pouco uso: os pesquisadores dispõem de seus próprios recursos de informação, e têm pouco conhecimento do potencial das bibliotecas e dos serviços que oferecem. Fazem um bom uso desses sistemas, entretanto, através de intermediários. Os profissionais da informação encarregados da tarefa de análise de assunto podem levar em consideração essas características para adequar seu trabalho de forma a melhor atender esses usuários.

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Publicado

2008-03-15

Como Citar

Dias, E. J. W., Naves, M. M. L., & Moura, M. A. (2008). O usuário-pesquisador e a análise de assunto. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23379

Edição

Seção

Artigos