A realização de seminários no curso de Biblioteconomia da UEL enquanto prática dse ensino/aprendizagem ou de avaliação discente

Autores

  • Maria Julia Giannasi
  • Ivone Guerreiro Di Chiara
  • Vilma Aparecida Gimenes da Cruz
  • Sandra Gomes de Oliveira Reis

Resumo

Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a metodologia da problematização, a qual segue as seguintes etapas: observação da realidade; identificação dos pontos–chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Em teste piloto, constatou-se que o seminário, da forma como é entendido pelos alunos, é a prática de avaliação mais positiva. A partir desse resultado inicial, aprofundou-se o entendimento que alunos e professores do curso de biblioteconomia têm do seminário como prática pedagógica. Os resultados demonstram limitações no entendimento dessa prática pedagógica que, no âmbito do curso, detectou não haver distinção clara no uso como procedimento didático e como procedimento de avaliação, necessitando intervenções significativas de especialistas da área.

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Publicado

2007-11-20

Como Citar

Giannasi, M. J., Chiara, I. G. D., da Cruz, V. A. G., & Reis, S. G. de O. (2007). A realização de seminários no curso de Biblioteconomia da UEL enquanto prática dse ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23381

Edição

Seção

Artigos