Estudo do uso de periódicos científicos brasileiros da área de física por docentes dos programas de pós-graduação do Nordeste

Autores

  • Mônica Maria Machado Ribeiro Nunes de Castro

Resumo

CASTRO, Mônica Maria Machado Ribeiro Nunes de. Estudo do uso de periódicos científicos brasileiros da área de física por docentes dos programas de pós-graduação do Nordeste. 2001. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Para o desenvolvimento das atividades científicas e técnicas são condições básicas, entre outras, a garantia de livre acesso à informação e a facilidade de comunicação entre os pares, que, no caso específico da física, ocorre de modo formal, principalmente, através do periódico científico. Considerando-se a crescente dificuldade enfrentada pelos cientistas em geral, e em particular, pelos cientistas de instituições públicas localizadas em estados periféricos de países em desenvolvimento, para se manterem informados, objetiva-se estudar o uso de periódicos científicos brasileiros da área de física pelos docentes dos programas de pós-graduação da região Nordeste. A população pesquisada compreende dois segmentos de naturezas distintas: os docentes dos programas de pós-graduação em física do Nordeste, dos quais trabalhou-se uma amostra composta por 84 professores que exerceram atividades nos cursos de mestrado e doutorado destes programas em 1999; os periódicos científicos da área de física. O uso dos periódicos científicos foi investigado através: 1) do levantamento dos títulos usados para publicação de artigos de periódicos produzidos no ano de 1999, efetuado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); 2) das citações de periódicos feitas nesses artigos, obtidas na Web of Science; 3) do levantamento dos periódicos usados para ensino/pesquisa, declarado pelos próprios docentes através de questionário misto utilizado na coleta de dados. Este instrumento investigou: as características dos docentes; as necessidades e fontes de informação dos mesmos; aspectos gerais relativos ao uso de periódicos - títulos mais usados, títulos considerados mais importantes, títulos assinados, motivos de uso, publicação de artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, dificuldades para acesso; aspectos gerais relativos ao uso de periódicos brasileiros: títulos conhecidos, títulos usados, títulos considerados mais importantes, número de artigos publicados, motivos de uso, forma de acesso e fatores que afetam seu uso. Utilizou-se, também, um formulário para identificação de características que podem interferir no uso dos periódicos nacionais, preenchido com base nos periódicos brasileiros selecionados como os mais significativos da área de física – Brazilian Journal of Physics e Revista Brasileira de Ensino de Física. Dos resultados encontrados, e com base na fundamentação teórica que detalha aspectos sobre necessidades e uso da informação e sobre periódicos científicos, conclui-se que os docentes de pós-graduação em física do Nordeste pouco usam os periódicos científicos brasileiros. Para suprir suas necessidades de informação, motivados principalmente pelo reconhecimento da comunidade científica, eles, preferencialmente, utilizam periódicos científicos estrangeiros, com destaque para os norte-americanos. Ainda em decorrência dos resultados obtidos, outras conclusões, relativas aos parâmetros pesquisados, são ressaltadas neste trabalho.

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Publicado

2007-11-20

Como Citar

Castro, M. M. M. R. N. de. (2007). Estudo do uso de periódicos científicos brasileiros da área de física por docentes dos programas de pós-graduação do Nordeste. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23391

Edição

Seção

Teses e Dissertações