Divulgação da literatura destinada a crianças e adolescentes: a prática de editoras mineiras

Autores

  • Lilia Virgínia Martins Santos

Resumo

SANTOS, Lília Virgínia Martins. Divulgação da literatura destinada a crianças e adolescentes: a prática de editoras mineiras. 2001. 112f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Aindústria editorial, ao longo dos tempos, dividiu-se em setores, com a finalidade de melhor atender públicos distintos. O segmento literário infantil e juvenil direciona-se às crianças e adolescentes até quatorze anos de idade e apresenta características que o distingue dos demais: textos, ilustrações, detalhes estéticos tendem a reproduzir padrões que, acredita-se, sejam agradáveis a tal público. A literatura infantil surgiu no século XVII, e os primeiros livros eram, na verdade, compilações de lendas populares que tinham como intuito instruir os mais jovens. Ao longo dos séculos, a literatura infantil ocupou o espaço escolar e dele se serviu como instrumento de transmissão de valores. Daí surge o vínculo entre a literatura infantil e escola e também a atuação de pessoas e instituições como intermediários do acesso de crianças e adolescentes ao livro literário. Além desses, vários aspectos da literatura infantil e juvenil abrem-se como campo de estudo. Investigou-se a atuação das editoras produtoras de obras de literatura infantil e juvenil sediadas em Belo Horizonte nas suas atividades de divulgação, com o objetivo de traçar o caminho entre a produção e a recepção desta pelo público alvo, aqui identificado como crianças e adolescentes. As conclusões apontam para a existência de dois tipos de intermediários: os pessoais e os institucionais. A atuação destes como os verdadeiros compradores da literatura faz com que as editoras a eles direcionem suas atividades de divulgação. Os produtores de obras de literatura infantil e juvenil não procuram manter-se em contato com os leitores, além de não seguir as recomendações da literatura da área de marketing e não apresentar inovações em suas atividades de divulgação.

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Publicado

2007-11-20

Como Citar

Santos, L. V. M. (2007). Divulgação da literatura destinada a crianças e adolescentes: a prática de editoras mineiras. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23402

Edição

Seção

Teses e Dissertações