Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda?

Autores

  • Mônica do Amparo Silva

Resumo

SILVA, Mônica do Amparo. Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda? 2001. 149f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Na sociedade contemporânea, educação e informação constituem requisitos imprescindíveis para que o homem possa exercer plenamente sua cidadania, fato este que suscita a atenção de todos para a abrangência e a qualidade do ensino oferecido ao cidadão. Nesse cenário, a biblioteca escolar pode ser interpretada como um agente educativo aliado na busca pela melhoria no ensino, sendo chamada a assumir um novo papel no contexto escolar. A biblioteca escolar precisa, pois, ser concebida e funcionar como um centro de informação especializada que atue no ambiente escolar junto a seus usuários – sejam eles alunos, professores, funcionários, comunidade -, procurando satisfazer suas demandas. Para que ela consiga desempenhar bem este novo papel é mister que esteja em sintonia com as exigências do cidadão e da sociedade e com as concepções de ensino adotadas, e estar integrada ao projeto pedagógico do qual faz parte e à prática pedagógica do professor, um Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 277 - 288, jul./dez. 2001 importante aliado e parceiro. Optou-se por investigar se a biblioteca escolar está assumindo sua nova missão através do modo como vem se processando sua interação com professor de ensino fundamental dentro do contexto específico da política de educação pública da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, a proposta políticopedagógica Escola Plural. A pesquisa foi realizada através de um estudo survey, utilizando-se questionário e entrevista como instrumentos de coleta de dados. Concluiu-se que houve um certo avanço na relação entre o professor do ensino fundamental e a biblioteca escolar pois o professor do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte apresenta-se como um de seus usuários. Ele a utiliza e reconhece a importância de sua existência e atuação para toda a comunidade envolvida com a escola. Contudo, parece que o professor ainda não integrou a biblioteca escolar à sua prática pedagógica, não a reconhecendo como uma parceira no processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2007-11-20

Como Citar

Silva, M. do A. (2007). Biblioteca escolar e professor: duas faces da mesma moeda?. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23403

Edição

Seção

Teses e Dissertações