Satisfação do usuário: estudo de caso na Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí
Resumo
SILVA, Maria Regina Pereira. Satisfação do usuário: estudo de caso na Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí. 2001. 106f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. A universidade, enquanto responsável por uma formação educacional, cultural e tecnológica do país, possui a biblioteca como órgão co-responsável na missão de contribuir como repassadora do conhecimento consolidado, pois os livros têm bastante representatividade, principalmente na educação formal. Nesse contexto, objetiva-se avaliar o nível de satisfação dos docentes e discentes da área de saúde da comunidade acadêmica especificamente no curso de medicina da Universidade Federal do Piauí(UFPI) diante dos serviços prestados pela Biblioteca Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciências da Saúde (BSCCS). O instrumento técnico usado para realizar a pesquisa foi o questionário misto, como parâmetro de avaliação, solicitando informações sobre: dados pessoais, categoria acadêmica, freqüência e seus motivos, serviços, fontes de informação utilizada, material bibliográfico, áreas mais carentes, grau de satisfação no atendimento, relacionamento com os funcionários, recursos utilizados para busca e sugestões, instalações físicas, informatização da biblioteca, acesso à internet e a bases de dados da área médica. Quanto aos discentes, os resultados demonstraram que são, em sua maioria, jovens do sexo masculino, possuem freqüência assídua, optando pela ida diária à biblioteca. As fontes de informação mais utilizadas por eles são os livros-texto e consideraram como área mais carente, a Hematologia. A respeito dos serviços da biblioteca, os discentes responderam majoritariamente que são satisfatórios, principalmente quanto ao relacionamento com os funcionários, que a maioria considera boa. Como recursos mais utilizados para buscas de informação, recorrem ao auxilio do bibliotecário e auxiliares. O acervo de livros foi considerado pelos discentes como bom, ao passo que o de periódicos foi considerado regular. O atendimento pelos funcionários, e as instalações físicas da biblioteca foram classificados como bons. Responderam ainda que a informatização da biblioteca atende às suas necessidades. Sobre o acesso à Internet, como a biblioteca não oferece esse tipo de serviço, os que o utilizam, o fazem através do Centro de Ciências da Saúde (CCS), porém muito pouco, sendo que a maioria dos discentes não acessam as bases de dados da área médica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-11-20
Como Citar
Silva, M. R. P. (2007). Satisfação do usuário: estudo de caso na Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23424
Edição
Seção
Teses e Dissertações