Autonomia e dependência na produção da ciência: uma base conceitual para estudar relações na comunicação científica

Autores

  • Suzana Pinheiro Machado Mueller
  • Hamilton Vieira de Oliveira

Resumo

Autonomia e dependência na produção da ciência: uma base conceitual para estudar relações na comunicação científica* Suzana Pinheiro Machado Mueller Professora Titular - Universidade de Brasília. PhD Information Studies, University of Sheffield, 1982. Departamento de Ciência da Informação e documentação Campus Universitário Darcy Ribeiro Asa Norte - Brasília 71910. e-mail: mueller@unb.br Hamilton Vieira de Oliveira Professor Assistente - Universidade Federal do Pará.Departamento de Biblioteconomia. Mestre, Universidade de Brasília, doutorando Universidade de Brasília. e-mail: hamilton@unb.br O modelo centro-periferia de Edward Shils é apresentado como base conceitual para a identificação de variáveis significativas no estudo da comunicação da ciência brasileira. O modelo original é uma visão da estrutura das sociedades, bastante difundida nas décadas de 60 e 70, na qual se percebe um centro e zonas periféricas, físicas ou metafóricas e identifica graus de distância que separam essas zonas do centro. Argumenta-se que a estrutura percebida por Shils pode ainda ser útil para identificar relações no mundo científico e fatores que as influenciam, especialmente no sistema de publicações periódicas, onde ainda prevalecem as características identificadas por aquele autor: a existência de um centro que concentra o poder e que estabelece um sistema de valores reconhecido e adotado por consenso (ainda que não total) pelos chamados países periféricos. As relações entre a zona central e periferias descritas no modelo podem ser identificadas na ciência como um todo, em campos de estudo específicos, em especialidades dentro de um campo e em grupos de pesquisadores.

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Publicado

2007-11-20

Como Citar

Mueller, S. P. M., & Oliveira, H. V. de. (2007). Autonomia e dependência na produção da ciência: uma base conceitual para estudar relações na comunicação científica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23459

Edição

Seção

Artigos