Uma contribuição para a construção de instrumentos analítico-sintéticos de representação do conhecimento
Palavras-chave:
Predicação sintático-semântica, Classificação Facetada, Unidade Terminológica Complexa, Sistema analítico-sintéticoResumo
Foram investigados critérios lingüísticos adotados em modelos de representação do conhecimento para a recuperação da informação. Para isso, a validação do modelo de predicação sintático-semântico proposto por Café (1999) foi testada, para a construção de sistemas analítico-sintéticos de representação do conhecimento. Aplicou-se, de forma experimental, esse modelo de predicação na construção de esquemas de representação do conhecimento, usando-se, para isso, do corpus recolhido da terminologia específica da Biotecnologia de Plantas, com o intuito de identificar as relações conceituais nele existentes e a determinação de suas facetas. Observou-se, na pesquisa, que algumas regras se firmaram como constantes no decorrer das análises, revelando a constituição de padrões científicos precisos de classificação. Além disso, percebeu-se tanto a ocorrência de resultados qualitativos, quanto a de resultados quantitativos a respeito da interpretação referente ao corpus. Tratou-se dos mesmos aspectos em ambos, proporcionando, assim, uma análise densa dos dados. Dessa forma, pela adoção do modelo é possível identificar as relações conceituais, e determinar as categorias fundamentais, as facetas e os seus indicadores, indispensáveis na construção de classificações analítico-sintéticas. Concluiu-se que a interpretação do corpus analisado resulta na validação da proposta de Café (1999) como um modelo de predicação para a aplicação em instrumentos de representação do conhecimento voltados para a recuperação da informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-11-18
Como Citar
Café, L., & Mendes, F. (2008). Uma contribuição para a construção de instrumentos analítico-sintéticos de representação do conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(3), 40–59. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23555
Edição
Seção
Artigos