Comunidades Virtuais como Ambiente Potencializador de Estratégias Mercadológicas: Locus de Informações e Troca de Experiências Vivenciadas

Autores

  • Nelsio Rodrigues de Abreu
  • Renata Francisco Baldanza
  • Ricardo de Souza Sette

Palavras-chave:

Comunidades virtuais, marketing, internet, turismo.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a potencialidade da utilização de comunidades virtuais como fonte de informações para estratégias mercadológicas no setor de turismo. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa com grupos focais on-line. Os resultados demonstraram que, através de colaboração espontânea, as pessoas trocam experiências vivenciadas, que surtem efeitos positivos no que tange à aquisição de produtos e serviços turísticos. Salienta-se que as informações são repassadas sem o objetivo de transacionar bens ou serviços, mas apenas como uma contribuição voluntária entre os interagentes das comunidades virtuais.

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Publicado

2008-11-18

Como Citar

Abreu, N. R. de, Baldanza, R. F., & Sette, R. de S. (2008). Comunidades Virtuais como Ambiente Potencializador de Estratégias Mercadológicas: Locus de Informações e Troca de Experiências Vivenciadas. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(3), 116–136. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23559

Edição

Seção

Artigos