Unidade de Negócio em Informação (UNInf): o futuro das bibliotecas universitárias na sociedade do conhecimento.

Autores

  • Simone Faury Dib
  • Neusa Cardim Silva

Resumo

Apresenta um novo modelo para a Biblioteca Universitária - BU - que propõe a sua reestruturação em Unidade de Negócio em Informação - UNInf -, visando a ampliar seu foco de atuação, adotando uma postura dinâmica e pró-ativa mantendo, contudo, o objetivo principal: apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Mostra os resultados de análises estratégicas que comprovam a necessidade dessa mudança, tendo por base os fatos e eventos portadores de futuro, na avaliação das condições de mercado por meio da matriz SWOT - Strenghs, Weaknesses, Opportunities, Threats - e no modelo das cinco forças de Porter adaptado para o setor de serviços da instituiçãso estudada, no caso, as Bibliotecas Universitárias, que não têm fins lucrativos. Apresenta o aporte teórico que norteou o desenvolvimento do modelo da UNInf, criado com base no modelo dos capitais do conhecimento elaborado pelo Centro de Referência Empresarial-CRIE/COPPE/UFRJ. Descreve as premissas básicas do modelo e a organização da UNInf de acordo com os capitais de relacionamento, estrutural, intelectual e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-11-20

Como Citar

Dib, S. F., & Silva, N. C. (2007). Unidade de Negócio em Informação (UNInf): o futuro das bibliotecas universitárias na sociedade do conhecimento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23719

Edição

Seção

Artigos