O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação á distância do bibliotecário

Autores

  • Milena Pousinelle Rubi
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita

Resumo

A política de indexação deve ser constituída de estratégias que permitam o alcance dos objetivos de recuperação do sistema de informação. O indexador tem a função primordial de compreender o documento ao realizar uma análise conceitual que represente adequadamente seu conteúdo. Utilizando a leitura como evento social/protocolo verbal em grupo, nosso objetivo é contribuir com a literatura sobre política de indexação e apresentar propostas de ensino de política de indexação direcionadas a alunos de graduação e pós-graduação, além de uma experiência de educação à distância com vistas à formação do bibliotecário em serviço. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia pode ser utilizada por sistemas de informação para que se tenha acesso ao conhecimento do indexador. Concluiu-se que o indexador deve ser o alvo de investimento dos sistemas de informação e sugere-se aos sistemas de informação que a experiência do indexador também seja utilizada como parâmetro para política de indexação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-11-20

Como Citar

Rubi, M. P., & Fujita, M. S. L. (2007). O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação á distância do bibliotecário. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23721

Edição

Seção

Artigos