Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores

  • Martha Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • Flaviana de Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Bibliotecário. Leitor. Leitura. Mediação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar a mediação da leitura e a percepção dos alunos sobre as ações de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar. Os objetivos específicos são: analisar as práticas de mediação como potencializadoras da leitura; identificar a biblioteca escolar como espaço privilegiado para mediação da leitura; e discutir o papel do bibliotecário na promoção da aprendizagem e da leitura. A pesquisa foi exploratória e de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida observação participante e análise da aprendizagem a partir de experiências de mediação da leitura na biblioteca da Escola SESC Unidade Siqueira Campos. Foi proposta uma adaptação do trabalho de Gardiès (2014), onde foram analisados os seguintes aspectos do processo de mediação, tais como o processo documentário, o processo informacional e o processo comunicacional. A biblioteca foi escolhida por critério de amostragem por acessibilidade, possuindo bibliotecário em seu quadro de funcionários que desenvolve ações de leitura com turmas de alunos. A pesquisa foi realizada com uma turma de trinta e seis alunos do 4°ano do Ensino Fundamental. Considera-se que a mediação é um fator primordial para o incentivo e a construção do hábito da leitura, que deve ser responsabilidade não só da escola, mas também da família.

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Biografia do Autor

Martha Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Dra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA (com doutorado sanduíche na Université Paul Sabatier, Toulouse III).
Coordenadora do PPGCI/UFS

Flaviana de Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Bibliotecária

Publicado
2020-07-14
Seção
Artigos