Dimensões da competência em informação sob a perspectiva de Zarifian

Autores

  • Ana Cristina de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis/SC
  • Eliana Maria dos Santos Bahia Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis/SC
  • Elizete Vieira Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis/SC

Palavras-chave:

Competência. Dimensões da Competência. Competência em Informação.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a obra “Objetivo Competência: por uma nova lógica” de Phillipe Zarifian (2001), utilizando-a como fio condutor para reflexões as dimensões da competência em informação. Procurou-se identificar as quatro dimensões anunciadas por Vitorino e Piantola (2011): técnica, estética, ética e política sob a perspectiva do autor e em meio ao processo de releitura da obra. Para tal, foram abordados aspectos históricos e conceituais da competência em informação a partir das concepções de Zarifian (2001) e destacadas as características das quatro dimensões que contemplam as faces da competência em informação, que em equilíbrio permeiam o desenvolvimento humano, tanto na perspectiva individual, quanto no âmbito da coletividade e das relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis/SC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC) Departamento de Ciência da Informação (CIN)/ Centro de Ciências da Educação (CED). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduação em Arquivologia pela UFSC (2013.2-2017.1). Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Arquivos Contemporâneos (NUPEAC).

Eliana Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis/SC

Professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN)/ Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Florianópolis/SC

Elizete Vieira Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis/SC

Professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN)/ Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Florianópolis/SC

Downloads

Publicado

2020-07-14

Edição

Seção

Artigos