O viés de publicação: por que publicar resultados negativos?

  • Fernanda Gomes Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: Resultados negativos. Viés de publicação. Publicação de resultados negativos.Visibilidade da ciência.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo trazer a discussão sobre a publicação de resultados negativos para o campo da biblioteconomia e ciência da informação, especificamente para a área da comunicação científica. O trabalho apresenta o problema do viés de publicação na ciência, bem como suas origens, destacando a importância da publicação dos resultados negativos, identificando os responsáveis pela não publicação de tais resultados, as principais estratégias para a redução do viés de publicação e exemplos de aplicação de algumas dessas estratégias. O artigo conclui que não existe um caminho único, mas uma série de soluções que permitem que os resultados negativos estejam disponíveis para a comunidade científica, reduzindo o viés de publicação e dando visibilidade a todos os resultados de pesquisa, independente de serem considerados positivos ou negativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da UFMG. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Information Science pela University of Texas at Austin. Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado
2020-07-14
Seção
Artigos