Representação da informação e ecomuseu: interdisciplinaridade entre Ciência da Informação e Museologia

Autores

  • Leonardo Hermes Lemos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Representação da Informação, Ecomuseu, Museologia, Ecomuseologia.

Resumo

O artigo tem como tema a Representação da Informação (RI) em ecomuseu, uma categoria específica de instituição museológica criada a partir da década de 1970. A pesquisa se ateve a dois ecomuseus no Estado de Santa Catarina, analisando e descrevendo as formas de RI nestas instituições. O objetivo geral foi verificar quais as formas de RI presente nos ecomuseus pesquisados. Especificamente, buscou-se analisar os procedimentos que cada ecomuseu desenvolvia, identificando formas de RI. Como metodologias foram utilizadas a pesquisa de campo e a história oral dos seus idealizadores e atuais dirigentes. Como resultados verificou-se que as formas de RI nas duas instituições são a documentação museológica, a exposição e a mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Hermes Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, estando na linha de pesquisa: Organização, Representação e Mediação da Informação e do Conhecimento. Mestre pelo mesmo programa e Universidade. Bacharel em Museologia pela mesma Universidade (2015).

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Informação e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Hermes Lemos, L., & Karpinski, C. (2020). Representação da informação e ecomuseu: interdisciplinaridade entre Ciência da Informação e Museologia. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(2), 262–284. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24128

Edição

Seção

Relatos de Experiências