Estratégia em destaque:

duas décadas de produção científica do evento 3Es à luz da análise de redes sociais

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Palavras-chave:

Estratégia; Produção científica; Congresso científico; Redes sociais one-mode; Redes sociais two-mode.

Resumo

Este estudo investigou o perfil e as características da produção científica divulgada no Evento 3Es durante as Edições de 2003 a 2017. Utilizou-se as técnicas bibliométricas e predominantemente a sociométrica enfocando as redes de 1 e 2 modos, em 929 estudos identificados. Nas redes one-mode constatou-se redes esparsas e alta centralidade de grau e de intermediação nas duas décadas investigadas. Na rede social das instituições, ficaram em evidência USP e FGV (SP). No que concerne as redes de coautoria, à luz das centralidades de grau e de intermediação nas duas décadas de estudo no 3Es, destacaram-se os pesquisadores Carlos Ricardo Rossetto, Clóvis L. Machado-da-Silva e Manuel Portugal Ferreira. No que tange a rede two-mode que enfoca os autores e os temas em conjunto neste trabalho, vislumbram-se os temas com maior número de autores vinculados a estes, ou seja, estudiosos que buscaram publicar sobre estes assuntos durante as duas décadas do evento em investigação. As temáticas foram: visão baseada em recursos, formulação de estratégia, redes inter e organizacionais, desempenho organizacional, internacionalização, empreendedorismo e inovação.

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Publicado

2021-12-29

Edição

Seção

Artigos