Institucionalização e a configuração atual da Formação em Museologia no Brasil

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa

Palavras-chave:

Museologia; Patrimônio; Ciência da Informação.

Resumo

Este relato tem como objetivo abordar a institucionalização e a configuração atual da formação em Museologia no Brasil, tendo como ponto de partida sua origem em 1932 até seu estado atual neste século XXI. Metodologicamente, baseia-se em pesquisa de cariz bibliográfico, documental e descritiva, pautado em fontes históricas primárias e secundárias, sob análise qualitativa. Relata a formação a partir da criação do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional, sua evolução para os cursos de graduação e, consequente, pós-graduação em Museologia, culminando nos atuais 17 cursos de graduação e seis programas de pós-graduação stricto sensu. Conclui que a formação em Museologia no Brasil é marcada por pioneirismo iniciado quando da criação do Museu Histórico Nacional em 1922 e considerável avanço, sobretudo, nos primeiros anos do século XXI. Contudo, o cenário atual de formação ainda não atinge todas as regiões do país, visto que os cursos de pós-graduação stricto sensu estão presentes em três das cinco regiões do Brasil.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Ferreira da Costa, L. (2020). Institucionalização e a configuração atual da Formação em Museologia no Brasil. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(3), 145–163. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25509

Edição

Seção

Artigos