Coleções fotográficas: discussões em torno do processo de intervenção arquivística

Autores

  • Tatiele Araujo da Costa
  • Mateus de Moura Rodrigues

Palavras-chave:

Fotografias. Digitalização. Descrição. Catálogo.Blog.

Resumo

O presente artigo traz uma discussão em torno do processo de intervenção arquivística realizado ao acervo fotográfico do Memorial Cel. Claudino do 6º Batalhão de Polícia Militar de Rio Grande, abordando o processo de digitalização, onde foi possível analisar os resultados obtidos em dois equipamentos distintos e elencar prós e contras do processo. Após, foi realizada a busca por personagens para obtenção de relatos que fornecessem a descrição das peças. Em caráter complementar, aborda-se o uso de ferramentas digitais para identificar e acrescentar descrições. Logo, criou-se um catálogo seletivo como instrumento de pesquisa para fornecer organizadamente as descrições obtidas, a partir da Norma Brasileira de descrição arquivística – NOBRADE. Logo, a última etapa do processo foi a inserção das peças fotográficas e suas descrições em um blog criado de forma a disseminar o acervo e possibilitar uma interação dos visitantes à ferramenta possibilitando a colaboração nas descrições expostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BLAYA PEREZ, Carlos. Difusão dos arquivos fotográficos. In: Caderno de arquivologia, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação, Curso de Arquivologia. n.2. Santa Maria: UFSM, 2005. p.07-22.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes. [Rio de Janeiro]: Conarq, 2010.

FREUND, Gisele. Fotografia e sociedade. 2. ed. Lisboa: Vega, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KOSSOY, Boris. História. 2. ed. São Paulo: Ateliê, 2001.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: arquivo do estado, imprensa oficial, 2002. 64 p.

MOSCIARO, Clara. Diagnóstico de conservação em coleções fotográficas. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

PONTES, Renata Lopes; CASTRO FILHO, José Aires de. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores do projeto um computador por aluno (UCA). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 22., 2011, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre, Anais do WIE, 2011, p. 1478-1487.

PORTELLA, Viviane. Difusão virtual do patrimônio documental do arquivo público do Estado do Rio Grande do Sul. 2012. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

PRIMO, Alex F. Teixeira; RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da Wikipédia. Revista da FAMECOS, Porto Alegre, v. 10 n. 22, 2003, p. 54-65.

RIBEIRO, Aldo Ladeira. Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul: um monumento de tradição. Porto Alegre: Comissão Literária do Sesquicentenário da BM, 1987.

ROBERTS, Rebecca. Understanding museum archives. [200-?]. Disponível em: www.gslis.utexas.edu/~vmuseum/roberts.pdf. Acesso em: 12 jul. 2016.

SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Ester. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC. 2005.

SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. Arquivos históricos de museus: o arquivo de história da ciência do MAST. In: MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Documentação em museus. Rio de Janeiro: MAST, 2008.

SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. Arquivos de museus: características e funções. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 2, n. 4, 8 out. 2013.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

Araujo da Costa, T. ., & de Moura Rodrigues, M. . (2021). Coleções fotográficas: discussões em torno do processo de intervenção arquivística . Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/26928

Edição

Seção

Artigos