A ilusão do colapso do tempo e do espaço na comunicação digital

Autores

  • Ana Taís Martins Portanova Barros

Palavras-chave:

comunicação digital. Mito. redes sociais. Tempo. espaço

Resumo

Esse artigo propõe-se equacionar certos aspectos da experiência do tempo e do espaço na comunicação digital, investigando sua convergência e/ou divergência em relação à experiência mítica da atemporalidade. Conclui-se que, embora a comunicação digital pareça prescindir dos lugares e, aparentemente, não estabeleça relações necessárias de causa e efeito entre as informações que distribui, sua dependência da sucessão de eventos distancia-a do que seria uma experiência mítica do tempo e, portanto, do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2018. [E-book]. Edição do Kindle.

BLANCHÉ, R. A ciência actual e o racionalismo. Porto: RÉS Editora, 1993.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

DI FELICE, M. As redes digitais vistas a partir de uma perspectiva reticular. [Entrevista cedida a] Moisés Sbardelotto. IHU on-line, São Leopoldo, ed. 308, 14 nov. 2011. Disponível em http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4199-massimo-di-felice-1. Acesso em: 15 out. 2020.

DUPONT, J. C. Mémoire et héritagescientifique de William James. Archives de Philosophie, [s.l.], v. 69, n.3, 2006, p. 443-460. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-archives-de-philosophie-2006-3-page-443.htm. Acesso em: 13 mai. 2018.

DURAND, G. Les structures anthropologiques de l'imaginaire. Paris: Dunod, 2016.

ELIADE, M. Le Mythe de l'éternelretour. Paris: Gallimard, 1989.

ELIADE, M. Mitos, sonhos e mistérios. Lisboa: Edições 70, 2000.

FEYERABEND, P. K. Adeus à razão. Lisboa: Edições 70, 1991.

GLEISER, M. A origem do tempo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 23/11/2008.

JAMES, W. Principles of Psychology. New York: Dover Publication Inc, 1950.

LEMOS, A. Espaço, mídia locativa e teoria ator-rede. Galáxia (São Paulo), São Paulo, v.13 n. 25, jun. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1982-25532013000200006. Acesso em: 15 out. 2020.

MOTTA, M. P. da. Topologia dos backbones de internet no Brasil. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 24 n. 1, jan./abr. 2012, p. 21-35. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100003. Acesso em: 12 maio 2018.

NORMILE, D. Where time goes up and down. Science, [s.l.], v. 336, n. 6080, Apr. 2012, p. 411. Disponível em: http://science.sciencemag.org/content/336/6080/411/tab-pdf. Acesso em: 7 jul. 2018.

SOUZA REIS, B. M. Pensando o espaço, o lugar e o não lugar em Certeau e Augé: perspectivas de análise a partir da interação simbólica no Foursquare. Contemporânea, v. 11, n.21, 2013, p. 136-148. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/6969. Acesso em: 17 out. 2020.

THE BIGGEST questions in science. Nature, [s.l.], v. 557, 2018. Disponível em: https://www.nature.com/collections/mnwshvsswk. Acesso em: 12 mai. 2018.

THOMPSON, J. B. Fronteiras cambiantes da vida pública e privada. Matrizes, São Paulo, v.4, n. 1, p. 11-36, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p11-36. Acesso em: 18 mai. 2018.

TORRANO, J. O mundo como função de musas. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. São Paulo: Iluminuras, 2012, p. 13-100.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

Martins Portanova Barros, A. T. (2021). A ilusão do colapso do tempo e do espaço na comunicação digital. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/26930

Edição

Seção

Artigos