Gestão do conhecimento em bibliotecas

o caso do sistema de bibliotecas integradas do Instituto Federal de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Bibliotecas, Framework GC@BU

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o estado atual dos processos relacionados à Gestão do Conhecimento no Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina, visando propor um conjunto de práticas que contribua para a sistematização da Gestão do Conhecimento nessas bibliotecas. A pesquisa trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para coleta de dados, conduziram-se sete entrevistas semiestruturadas aplicadas a bibliotecários atuantes no referido sistema de bibliotecas, além da pesquisa documental, utilizada para triangulação dos resultados. A análise de conteúdo foi empregada para o tratamento dos dados. Os principais resultados indicaram que o Fórum de Bibliotecas é uma importante estratégia do sistema de bibliotecas. O acervo físico é elementar, porém existem esforços para ofertar recursos digitais. Os diversos perfis de usuários exigem estratégias para atender a diferentes públicos. A infraestrutura tecnológica é apropriada, contudo não são empregadas tecnologias emergentes. Os espaços físicos são amplamente utilizados e são heterogêneos entre as bibliotecas do sistema. Há potencial para organizar um Grupo de Trabalho que proporcione a evolução de discussões sobre Gestão do Conhecimento. O Framework GC@BU pode amparar a sistematização da Gestão do Conhecimento nas bibliotecas, considerando a necessidade de adaptação.

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Biografia do Autor

Quêti Di Domênico, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Administração pela Unoesc

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

Di Domênico, Q., & Favretto, J. (2023). Gestão do conhecimento em bibliotecas: o caso do sistema de bibliotecas integradas do Instituto Federal de Santa Catarina. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e28798. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/28798