O conhecimento científico na área de Ciência da Informação: análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) entre 2014 e 2017

Autores

Palavras-chave:

Pós-graduação em Ciência da Informação; Ciência da Informação; Dissertações de mestrado do PPGCI/UFPE.

Resumo

Como ocorre a trajetória da Ciência, assim como de que modo o conhecimento científico evolui são questionamentos presentes tanto nos ambientes acadêmicos como na sociedade em geral. Diversas são as investigações sobre os diferentes ramos da ciência para esmiuçar sua gênese, percurso histórico e, principalmente, a sua evolução. Desse modo, o presente artigo buscou analisar a evolução da Ciência da Informação (CI), tomando como referência as 64 dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE), no período entre 2014 e 2017, tentando oferecer uma análise detalhada sobre a maneira como se caracterizam as dissertações do PPGCI/UFPE, considerando a sua área de interesse, a sua natureza ontológica, epistemológica e metodológica. Entre outros resultados encontrados nas dissertações analisadas, notou-se o predomínio de pesquisas de natureza básica, baseadas predominantemente nos paradigmas positivista e físico, com o interesse técnico se sobressaindo significativamente perante os demais interesses.

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

de Farias Seabra Filho, S., & Felipe de Albuquerque Fell, A. . (2021). O conhecimento científico na área de Ciência da Informação: análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE) entre 2014 e 2017. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36219

Edição

Seção

Artigos