As contribuições da Customer Knowledge Management no processo de inovação

Autores

  • Emerson Cleister Lima Muniz
  • Yohani Dominik dos Santos Figueiredo
  • Gertrudes Aparecida Dandolini
  • João Artur de Souza

Palavras-chave:

Conhecimento do Cliente; Customer Knowledge Management; CKM; Inovação.

Resumo

Para inovar, organizações necessitam conhecer bem as necessidades e demandas dos clientes e conectar-se a eles para explorar ao máximo seus conhecimentos.Logo utilizar abordagens que lidem com estes conhecimentos como é o caso da Gestão do Conhecimento do Cliente, Customer Knowledge Management(CKM)é essencial.Com isto, esta pesquisa objetiva identificar as principais contribuições da Customer Knowledge Management no processo de inovação por meio de uma revisão sistemática integrativa da literatura. Como resultados, constata-se que ela contribui em diversos aspectos na inovação é uma excelente ferramenta para captar e gerar novas ideias e conceitos. Ela permite a quebra de barreiras entre clientes e organizações, aproximando-os e os tornando elos principais do processo de geração de valor e co-criadores de inovação. No mais, a CKM contribui na melhoria da comunicação, fluxo e compartilhamento de informações e conhecimentos dos clientes ao longo de todo o processo de inovação permitindo às organizações conhecer melhor as reais demandas dos clientes e projetar inovações mais convergentes. Por fim, constata-se que o uso da CKM na inovação é um elemento chave de sucesso para manter as organizações competitivas e mais bem preparadas para as mudanças que ocorrem no mercado.

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Publicado

2021-09-21

Como Citar

Cleister Lima Muniz, E., Dominik dos Santos Figueiredo, Y. ., Aparecida Dandolini, G. ., & Artur de Souza, J. . (2021). As contribuições da Customer Knowledge Management no processo de inovação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36231

Edição

Seção

Artigos